Ação Social
Programa Viva
Na Mascarenhas Barbosa Roscoe, as ações de responsabilidade social são organizadas pelo Programa Viva, que visa a conscientização dos funcionários nas obras e nos escritórios, a partir de soluções de gestão de saúde e promoção de qualidade de vida para os colaboradores, parceiros e sociedade em geral.
Alguns projetos são voltados para o público interno, com foco na educação (alfabetização com o Projeto Quero Mais e na promoção de Saúde (Projeto Vida em Movimento)).
As ações também se estendem para as comunidades em que a Mascarenhas atua.
Com o Projeto Mãos à Obra, a Mascarenhas faz reformas de creches, entidades beneficentes, praças e outros. Também é dado suporte técnico e operacional através do Projeto S.O.S., com a participação integrada de diversos setores da MBR.
Projeto Mãos à Obra
Apoio a creches, entidades beneficentes e comunidades. Tem como missão a valorização da vida e o compromisso com a sociedade civil.
Projeto quero mais
Escolas de alfabetização e de reforço escolar dentro das obras, com aulas ministradas por professores contratados pela MBR.
Projeto S.O.S
Suporte técnico e operacional, eventualmente concedidos às creches, entidades beneficentes e comunidades. Participações eventuais de todos os setores.
Projeto Vida em Movimento
Incentivar a promoção da saúde, através de atividades relacionadas com a prevenção de doenças e qualidade de vida de forma prática e educativa.
Ações Pontuais
Realização de inúmeras ações que envolvem os seus colaboradores e as comunidades, valorizando a importância da saúde, educação, alimentação, informação, do bem estar social e da qualidade de vida.
Setores envolvidos
As ações são criadas e implementadas através da junção de ideias de diversos setores da empresa.
Jurídico
Suporte jurídico nas questões relativas às noções de educação, corresponsabilidade do trabalhador e organização do trabalho. Atua diretamente ligado à segurança do trabalho, com o objetivo de reduzir o número de acidentes e, principalmente, pequenos incidentes nas obras e no Escritório Central.
Medicina do Trabalho
Garantir preservação e promoção da saúde ao trabalhador, avaliando as suas capacidades para determinados trabalhos, dando ênfase aos riscos ocupacionais aos quais estão expostos.
Ação Social
Setor responsável pela integração da equipe, divulgação e execução das ações do Programa Viva. Atua diretamente com apoio aos funcionários, às comunidades e às entidades carentes para que se tornem pessoas melhores.
Segurança do Trabalho e do Meio Ambiente
Conjunto de conceitos fundamentais e necessários para o desenvolvimento e aplicação de medidas em prol da segurança e saúde dos colaboradores. Incentivando pela educação, ampliação da qualidade, preservação e respeito ao meio ambiente, dentro e fora do local de trabalho.
Secretaria
Apoiar na divulgação do Programa Viva em todos os departamentos da empresa, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional de todos os funcionários, através de um ambiente de trabalho saudável e motivador.
Diretoria
Apoio e aprovação das ações e recursos para o Programa Viva.
Projetos via Leis de Incentivo
Confira abaixo alguns projetos patrocinados pela MBR através de Leis de Incentivo:
PRONAS – Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência
APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Luzia
Projeto: O Projeto irá ofertar 300 vagas ao longo de sua execução, com visitas a aumentar o alcance dos cuidados e tratamentos referentes à saúde da pessoa com deficiência no município de Santa Luzia por meio da implantação de atendimentos em pediatria, psiquiatria e neurologia e odontologia.
FUNDO DO IDOSO
Casa Santa Zita
Criada em 1954, é uma instituição de longa permanência que nasceu para acolher mulher idosas, ex-empregadas domésticas que vinham adolescentes do interior de MG para trabalharem e que, ao chegarem à velhice, deparavam-se negativamente com a aposentadoria, e logo se viam desamparadas, sem moradia e sem vínculo ou contato com seus familiares.
Projeto: Melhorar o atendimento ofertado às 25 idosas residentes da Casa Santa Zita, ampliando os atendimentos nas áreas de fisioterapia, nutrição e terapia ocupacional, além da continuidade do serviço psicossocial e de enfermagem e melhoria do espaço físico para a sua humanização e conforto.
LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE
De Peito Aberto – Esporte na Cidade
A De Peito Aberto Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer é uma organização da sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, que foi criada em 2006 com o intuito de contribuir para o esporte, a educação, a saúde e a cultura, promovendo a integração de instituições públicas e privadas, conceituando novas ideias e concretizando relações profissionais.
Projeto: Serão realizadas atividades de iniciação esportiva com o intuito de proporcionar a transformação sócio educacional através do Esporte e lazer nas regiões do Norte e do Nordeste. Levando o Esporte para locais onde o esporte de qualidade ainda não chegou.
LEI DE INCENTIVO À CULTURA
Corpo Cidadão
O Corpo Cidadão é uma entidade sem fins lucrativos criada pelo Grupo Corpo, uma das mãos respeitadas companhia de dança do país. Fundada em 8 de fevereiro de 2000, a ONG promove ações voltadas para o desenvolvimento humano nas comunidades de baixa renda, oferecendo às crianças, adolescentes e jovens da região metropolitana de Belo Horizonte a oportunidade de superar barreiras culturais, sociais e econômicas.
Projeto: O projeto visa à produção de um espetáculo com apresentações de dança contemporânea e uma mostra de artes visuais em dezembro de 2020, envolvendo as crianças, adolescentes e jovens de baixa renda, de 6 a 26 anos, das comunidades de Belo Horizonte e região metropolitana.
PRONON – Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica
Instituto Mário Pena
O Instituto Mário Pena é uma instituição, que há mais de 45 anos, se dedica no sentido mais amplo da palavra aos ensino, pesquisa, prevenção e tratamento ao câncer.
Projeto: Implementação de um biobanco e desenvolvimento de uma painel de biomarcadores de biópsia líquida para oncologia de precisão do câncer de ovário e mama.
FIA – Fundo da Infância e Adolescência
Casa de Apoio à Criança carente de Contagem.
A Casa de Apoio à Criança Carente de Contagem é uma associação de direito provado, sem fins econômicos, de caráter filantrópico. Iniciou suas atividades em 1993, na região central de Contagem, com crianças e adolescentes que viviam nas ruas correndo risco social e pessoal. Explorados na mendicância, no trabalho infantil e no uso de drogas. Expostos a violência física, psicológica e sexual, consequentemente, findando sua vida na criminalidade e muitas vezes colhendo a morte precocemente.
Projeto: O projeto Cidadania em Foco visa dar continuidade e ampliar as diversas oficinas realizadas nas unidades, devido a demanda que há nessas nestas comunidades. Serão realizadas oficinas esportivas, artísticas, culturais e educacionais variadas, para 600 crianças e adolescentes na faixa etária de 04 a 17 anos de idade, nas comunidades de realização do projeto há diversas vulnerabilidades sociais.